terça-feira, 3 de maio de 2011

A Saga do Prepúcio


O prepúcio vem resistindo bravamente a gerações, desde que deixamos de andar nu por aí e passamos a usar as primeiras tamgas.
Pois sim, essa era a função dele. Quando vivíamos com o corpo nu, servia de proteção à glande, recobrindo-a. Mas com o advento das confecções de “roupas”, à cerca de 25 mil anos atrás,  sua função protetora vem se perdendo. Nos dias de hoje, ela só tem a função de manter a excitabilidade da glande. É isso mesmo, uma vez se mantendo a glande exposta, como acontece na circuncisão, onde esse “excesso” de pele, o prepúcio, é retirado, o estimulo freqüente, a fricção, da roupa sobre ela, a torna menos sensível, ou seja, menos excitável ao toque. Por isso a postectomia, ou circuncisão, pode ser indicado em alguns casos de ejaculação precoce, onde é constatada a hipersensibilidade da glande como “causa”.

Além da Saga Crepúsculo, quer dizer, da saga do prepúcio, em provar o porquê da sua existência não termina por aí. O poverello é apontado como vilão no aumento da incidência do câncer de pênis, e até mesmo da AIDS. A incidência de câncer de pênis chaga a ser 22 vezes mais em homens que mantêm o prepúcio. Já a infecção pelo vírus HIV cai em, cerca de, 65% nos circuncidados.
Essa questão é extremamente relevante no que diz respeito às populações mais carentes e/ou sem acesso à informação. E isso se dá pelo simples fato de que um pênis sem prepúcio é mais fácil de ser higienizado. Veja como um pouco mais de informação e de “dinheiro no bolso”, torna quase absurdo perceber que tudo se resume a HIGIENE. Que apenas o ato de esgarçar a pele sobre a cabeça do pênis, expondo-a para lavá-la com, simplesmente, água e sabão pode ser uma coisa desconhecida por uma população e que pode repercutir na saúde pública.
Mas fique calmo. Se você ainda tem o seu prepúcio no seu devido lugar, mas tem plena consciência da necessidade da higiene da glande diariamente e pós relação sexual, e, claro, se você consegue esgarçar o prepúcio expondo a glande, sem estrangulá-la ou sentir dor, seja com o pênis flácido ou em ereção,  e não tem infecções urinárias ou da glande recorrentes ou coisas do tipo, pode deixar ele onde está.

Se você se identificou com algumas destas questões acima, como dificuldade em expor a glande ou inflamação da mesma (balanite) recidivamente, que pode sugerir que seja FIMOSE, é bom você procurar um urologista.
Se ficou curioso com é a cirurgia de fimose, dê uma olhada neste video-link
http://www.medicalvideos.us/play.php?vid=686
Veja mais em:
http://www.drauziovarella.com.br/ExibirConteudo/402/circuncisao-e-aids
http://www.sbu.org.br/2010/03/15072009-sbu-promove-campanha-de-cancer-de-penis/

3 comentários:

  1. Fala aí, Mauro. É o Daniel, filho da Beth. Gostei muito do blog, mas eu vou ter que discordar de vc nessa, camarada. Acho equivocada essa ideia de que prepúcio "deixou de ter função" depois que passamos a usar roupas. O prepúcio tem dezenas de funções das mais diversas, inclusive lubrificantes, além de que é sabido que homens que tem prepúcio tem muito mais prazer no sexo. Já li vários artigos pró-prepúcio e tendo a concordar mais com eles. E muitos médicos acham antiquada essa ideia de fazer circunsição pra facilitar a higiene. abraços

    ResponderExcluir
  2. Fala aí Danil!? Valeu pela visita e pelo comentário!
    Cara, na verdade não sou contra e nem a favor do prepúcio, mas confesso que pareci ser a favor.
    Quanto ás suas funções sei que são diversas, mas mesmo nessas outras nos tb "interferimos". Uma dela é qto ao feromônio, que quase se anula pelos perfumes que usamos. Qto a lubrificação, na verdade que a faz são as glandula de Tyson... acho que desse jeito vou acabar me convertendo ao judaismo rs.
    Ah, sim, qto a circuncisão por medida de saúde pública, isso se limita as regiões e mais carentes. E talvez essa "eficiência", se dê por ser mais fácil operar do que oferecer serviços de saúde e educação dignos. Vamos parar por aqui que se entrar na sua área, e vai ficar feio pra mim rs.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  3. Muito esclarecedor.
    Tenho 18 anos e pretendo fazer a tão falada postectomia.
    Quero fazer isso, pois quando meu penis está ereto, o prepucio ainda cobre metade da glande. Sou uma pessoa limpa, sempre lavo muito bem, porém, as vezes, uma sujeira se acumula, cebo, e mal cheiro.
    Por conta disso pretendo operar.
    Essa pele parece ser, e acredito que seja, inútil.
    Quando a redução de sensibilidade, acho que só tem a melhorar, pois até agua "faz cocegas", reduzindo a sensibilidade, em torno de 40% isso deve melhorar.
    vi relatos que a vida sexual só melhora depois. Vamos ver.. (:

    ResponderExcluir