terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Hummm! Ai! Ai! Ai!


Daí você está com sua parceira, ou seu parceiro, e depois de muitos beijos e carícias, chegam às vias de fato: a penetração!  E mesmo com toda a excitação, levando a uma boa ereção, na hora e durante penetração aparece a dor no pênis... Hummm.


Dispareunia é a dor no genital persistente ou recorrente associada ao intercurso sexual  (Penetrações!) que pode afetar tanto as mulheres quanto os homens, sendo que este em menor proporção. Na população feminina a dor pode ser orgânica ou psicogênica, já na masculina as causas são de origem orgânica, física.  Em ambos os casos a dor pode aparecer no início, ao longo e ao fim da penetração.

Em ambas populações, a musculatura do assoalho pélvico pode estar envolvida. Mas comumente os fatores orgânicos, principalmente entre os homens, podem estar associados a algum processo inflamatório ou infeccioso, como por exemplo a Doença de Peyronie e as uretrites, causadas ou não por Doenças Sexualmente Transmissíveis. Nas uretrites (inflamação da uretra, infecciosa ou não) a dor pode surgir durante a ejaculação. Já no caso de Peyronie, a dor pode surgir durante a penetração, devido à curvatura adquirida do pênis advindo de um processo inflamatório que leva a formação de uma placa fibrótica no corpo peniano. Quando a dor a penetração for devido a uma curvatura inferior a 20° a fisioterapia dispõe de recursos analgésicos e anti-inflamatório para o tratamento.

A dor na ejaculação causada pela uretrite, uma vez descartada pelo médico sua origem inflamatória e/ou infecciosa, pode ter relação com uma hiperatividade (“tensão”) dos músculos perineais, que são vigorosa e ritmicamente contraídos durante a ejaculação. Neste caso a cinesioterapia dos músculos pelvi-perineais, enfatizando o relaxamento destes, é recomendado. 

Outras possíveis causas de dispareunia masculina: freio bálano-prepucial curto,  anormalidades no ligamento suspensor do pênis e fimose. Mas sejam quais forem as causas da dor ligada à relação sexual, procure sempre orientação médica para um tratamento efetivo. Nos casos aqui listados de dispareunia sensíveis ao tratamento fisioterapêutico, fale com seu médico e procure por um fisioterapeuta pélvico.

E já que falamos em DST, use sempre camisinha! E em caso de dúvidas, busque aconselhamento nos serviços de saúde, públicos ou privados. Cuide-se bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário