sábado, 11 de junho de 2011

O dedo que salva


O dedo de Deus deu a vida e o dedo do médico pode salvá-la. O exame de toque ainda é um método extremamente importante na detecção precoce do desenvolvimento do Câncer de Próstata. Através deste exame o médico avalia o tamanho, conformação e textura da próstata, que normalmente é do tamanho de uma ameixa e com cerca de 20g num adulto jovem. Você deve está se perguntando, mas será que não tem outras formas de detecção do câncer? A resposta é sim, mas são exames complementares, como: o PSA, ultrassonografia transretal e biópsia.
Não é a toa que os homens têm que se preocupar com a próstata a partir dos 40 anos, fazendo exames como o de toque e o PSA, anualmente. Foi estimado que no Brasil, só em 2010, tenha havido 52.350 óbitos devido ao câncer de próstata e que a incidência seja de 54 novos casos a cada 100.000 homens. Outra consideração importante é que naturalmente a próstata aumente cerca de 0,4g por ano a partir dos 31 anos de idade. Ou seja, sua próstata aos 20 anos pesava 20g  e pesará 24g aos 41 anos de idade. Um aumento que seja diferente dessas proporções pode ser indicativo de uma neoplasia prostática, o que é observado ao exame de toque, e através de outros exames chegará à conclusão que se trata de uma Hiperplasia Prostática Benigna (aumento anormal) ou Câncer de Próstata. Quase sempre o tratamento para o câncer é cirúrgico. A cirurgia pode ser realizada pelo abdomem (retropúbica), pelo períneo ou pela urtra (transuretral), como mostra as ilustrações abaixo.


Independente da natureza da intervenção, cirurgia, radioterapia, hormonioterapia ou irradiação interstical, há complicações. As complicações que são passiveis do tratamento fisioterapêutico, de forma coadjuvante, são a incotinência urinária, disfunção erétil e encurtamento do pênis. Obviamente que o sucesso do tratamento depende de vários fatores, e o principal é o grau de integridade dos nervos que controlam a micção e a ereção, que normalmente são lesados nas intervenções.  

Se você ainda é jovem, não há muito com que se preocupar com a sua próstata, a não ser que tenha na família algum caso, o que pode aumentar a probabilidade de vir a ter câncer de 3 à 10 vezes. Mas é bom ficar atento com saúde da sua próstata, e que por ser jovem pode se restringir a uma prostatite (inflamação da próstata), e alguns dos sintomas prostáticos são:
  • jato urinário cada vez mais fraco;
  • dificuldade ou demora para iniciar a micção;
  • necessidade frequente de urinar;
  • acordar à noite para urinar;
  •  interrupção involuntária do jato urinário;
  • presença de sangue na urina;
  • dor ou sensação de queimação durante a micção;
  • urgência (sensação de que não pode segurar a urina);
  • sensação de esvaziamento incompleto da bexiga.

Saiba mais em:
http://www.uro.com.br/prostata.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário