segunda-feira, 14 de março de 2011

Já que falamos em endotélio peniano...

Já que falamos em endotélio peniano, saiba porquê a integridade deste é tão importante.
O endotélio nada mais é do que o maior órgão do corpo humana, com cerca de 1000m². Ele recobre as paredes dos nossos vasos sanguíneos, inclusive os do pênis.
Mas pra que ele serve? Bom, enquanto jovens parece que ter ereção é como se tocássemos uma flauta e a cobra subisse, tipo um encantador de serpentes. Parece simples, mas não é.

Primeiro precisa-se de um estímulo e depois seu cérebro precisa responder a esse estímulo. Nessa primeira fase qualquer perturbação emocional, como estresse ou  ansiedade, por exemplo, pode fazer o tiro sair pela culatra. E nosso amigo ficar lá, inerte (disfunção erétil psicogênica) ou se arma tão depressa que finaliza entes mesmo de começar (ejaculação precoce).
A segunda fase consiste na resposta a tal estímulo. Sai um impulso elétrico do cérebro, passando pela medula e por fim chegando na inervação do pênis. Essa inervação libera uma substância chamada Oxido Nítrico, que é responsável pela dilatação dos corpos cavernoso, que é um emaranhado de pequenos vasos.  E quanto mais  eles se dilatam mais sangue entra, fase esta chamada intumescência. Aquela fase que o pênis fica meio barro meio tijolo, sabe? Então, é nessa fase que o volume de sangue que vai entrando vai se “atritando” com endotélio peniano, ou seja, as paredes dos vasos do pênis, fazendo com este libere mais Óxido Nítrico fazendo com que o pênis mais cheio de sangue, chegando a ereção plena. Acha que acabou? Não. Não acabou.
Se não tiver um sistema que feche as comportas para esse sangue que entrou não voltar, a ereção não é sustentada (disfunção erétil veno-oclusiva). A própria arquitetura peniana em condições normais, promove esse vedamento.

E aí, continua achando que é só tocar uma flautinha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário